15 de Novembro de 2010

Os objectivos do processo de avaliação psicológica são diversos, podendo passar pela despistagem, verificação de hipóteses, diagnóstico, prognóstico e encaminhamento para intervenção. 

As técnicas e métodos de avaliação dependem do objectivo do processo de avaliação psicológica e podem passar por entrevistas, observação directa, inventários de comportamento, interesses ou atitudes, instrumentos de avaliação cognitiva,  da personalidade, neuropsicológica e pedagógica.


O Gabinete de Psicologia Personalidades oferece vários tipos de avaliações especializadas:

 

 

 

Avaliação para entrada antecipada no Ensino Básico
Consiste numa avaliação psicopedagógica a crianças em idade pré-escolar, focalizada no seu desenvolvimento cognitivo, emocional, linguístico, motivacional e socioafectivo. Pretende-se avaliar, deste modo, se uma dada criança detém as competências desenvolvimentais necessárias para ingressar no 1º Ciclo do Ensino Básico, mesmo antes de completar os 6 anos de idade.
O Gabinete de Psicologia Personalidades está credenciado para o efeito, ao abrigo do Despacho 173/ME/91, de 23 de Outubro, no seu artigo 22º. Este diploma regulamenta as medidas constantes do Regime Educativo Especial. Esta credenciação é atribuída pela Direcção Regional de Educação.

 

Despiste Psicopatológico
Pretende despistar traços ou tendências para o desenvolvimento de perturbações psicopatológicas, tais como depressão, esquizofrenia, perturbação bipolar, etc. Destina-se a quem possa considerar necessário despistar possíveis perturbações, seja para clarificar possíveis sintomas desviantes, seja para despistar tendências genéticas.

 

Avaliação de potencialidades/competências individuais
Pretende explorar as potencialidades individuais, com vista a desenvolver a consciência de si próprio, promovendo a construção informada da sua identidade e planos de vida. A avaliação poderá abranger competências cognitivas (inteligência, raciocínio), afectivas e sociais. Para tal são usadas as mais recentes estratégias de avaliação psicológica, seja a avaliação da inteligência, seja a avaliação da personalidade.

 

Avaliação Desenvolvimental
Consiste na avaliação do processo desenvolvimental de crianças e adolescentes, com vista a despistar possíveis desvios, tanto positivos (sobredotação), como negativos (atrasos desenvolvimentais). Para além do diagnóstico do processo de desenvolvimento, complementa-se a intervenção com um plano de promoção desenvolvimental, com vista a colmatar possíveis desvios e a potencializar as competências individuais mais relevantes.Alguns exemplos de problemáticas/sintomas que podem levar à necessidade de proceder a uma avaliação desenvolvimental junto de crianças e adolescentes, são os seguintes:

 

• Insucesso

• Dificuldades de aprendizagem
• Dificuldades relacionais (timidez, por exemplo)
• Dificuldades de gestão emocional (instabilidade emocional, apatia, agressividade, etc.)

• Sobredotação

 

Despiste de Hiperactividade
A hiperactividade (com ou sem défice de atenção) é hoje uma preocupação de muitos pais e encarregados de educação.Vivemos num mundo em que o stress é um fenómeno cada vez mais generalizado e ao qual as crianças e adolescentes não são imunes. 
Cumpre perceber a fronteira entre uma criança diligente e activamente saudável e a criança portadora de uma perturbação de hiperactividade com défice de atenção. Um diagnóstico precoce poderá fazer a diferença no sucesso do seu desenvolvimento futuro.

 

Descoberta de Talentos
A infância é um período fundamental para o desenvolvimento humano. Conhecer os talentos infantis constituiu-se como uma tarefa fundamental para a sua promoção. Reconhecer para potencializar talentos, é o nosso lema. Acreditamos que todos nós temos talentos. O sucesso pessoal, escolar e profissional passa pelo reconhecimento daquilo em que somos realmente talentosos e pela sua promoção. Queremos contribuir para um futuro melhor, em que cada criança possa cumprir cabalmente as suas reais potencialidades.

 

Avaliação/Previsão do desempenho de Recursos Humanos em função de critérios mensuráveis
Partindo de um perfil funcional previamente estabelecido, avaliamos com critérios mensuráveis não só potenciais candidatos para identificar os mais adequados, mas também actuais colaboradores com vista à identificação de necessidades de formação e desenvolvimento ou oportunidades de evolução na carreira. 
Desta forma, pretendemos ajudá-lo a si e à sua empresa a minimizar os riscos das escolhas associadas à gestão da carreira dos seus colaboradores.

 

Entre outras, poderemos adoptar diferentes metodologias de avaliação de potencial:

 

Aptidões/Competências específicas
Os testes de aptidões/competências específicas avaliam o grau de sucesso em termos de performance concreta, analisando em que medida uma pessoa é capaz de concretizar adequadamente determinadas tarefas inerentes à função para a qual se candidata. Pretende-se, pois, identificar os candidatos que maiores probabilidades apresentam de desempenhar correctamente dada função/tarefa. Poderão ser avaliadas, entre outras, as seguintes competências:

 

• Tipos de Raciocínio (numérico, espacial, abstracto, mecânico e verbal); 
• Competências Verbais e Relacionais;
• Competências Informáticas, etc.

 

Avaliação da Personalidade

A avaliação da personalidade permitem conhecer o estilo comportamental/atitudinal de cada pessoa no seu contexto de trabalho, proporcionado informações extremamente úteis em termos de previsão da adequação da pessoa à função.

publicado por psicopersonalidades às 09:09

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

11 seguidores
Contactos
Rua Camilo Castelo Branco, nº 983, Salas 13 e 14

4400-063 Vila Nova de Gaia

Tel.: 960 297 084

info@personalidades.eu

http://www.personalidades.eu

Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10


21

28


pesquisar